Projetos

 

Projeto Recreio Dirigido

1 - TEMA: Brincando Também se Aprende.

Período: abril a janeiro de 2022 a 2023

2 - PÚBLICO ALVO: alunos de 1º ao 5º ano

Responsáveis: Equipe gestora, professores, funcionários e alunos

3- Justificativa

 

A brincadeira faz parte da vida da criança na escola e tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos estes fortemente interligados. Brincar favorece a auto-estima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.  Por meio de jogos a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita com autonomia. Brincadeira e jogos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal. Brincar e jogar são fontes de lazer, mas são, simultaneamente, fontes de conhecimento. A escola Francisco Nunes Leitão, vem desenvolvendo, esse projeto, pois o mesmo vem contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades, valores e posturas que contribuirão para um crescimento harmônico como também para a formação da cidadania evitando que nenhuma criança seja vítima de bullying ou outras formas de preconceito. Geralmente as brincadeiras de correr, pular e lutar são as preferidas da garotada, principalmente pelos meninos, o que ocasionam acidentes e pequenas confusões. No intuito de amenizar esses pequenos incidentes e proporcionar um ambiente mais saudável, oferecemos através do Projeto, atividades lúdicas e mais adequadas ao espaço e ao momento que a escola dispõe para essas atividades diversificadas.

  4 - Objetivo Geral:

Proporcionar aos alunos a convivência com brincadeiras de hoje e as mais antigas de forma organizadas, através de um sistema de monitoramento e orientação para a realização de atividades lúdicas para que haja momento de satisfação e interação entre os educandos na hora do recreio, despertando a conscientização das nossas crianças por meio de ações e atitudes saudáveis.

5 - Objetivo específico:

Sensibilizar as crianças sobre o que deve ou não fazer no horário do recreio;

Criar uma nova cultura de recreio na comunidade escolar;

Resgatar as brincadeiras mais saudáveis que não fazem mais parte do repertorio de brincadeiras de nossos alunos atualmente;

Promover durante o período do recreio um ambiente fortalecedor das relações sociais e minimizar os comportamentos agressivos;

Proporcionar aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, momentos de interação lúdica;

Estimula o raciocínio lógico;

Proporciona o respeito ao adversário;

Contribuir para tornar o espaço mais prazeroso;

Evitar situações de bullying e outras forma de preconceito.  

6- Áreas de conhecimento

Educação Física, Matemática e Educação Artística.

7 – Metodologia

Os funcionários da escola são envolvidos, 10 minutos antes do recreio alguns funcionários fazem a organização das brincadeiras e jogos. Outros ajudam na distribuição da merenda, desta forma todas as crianças serão monitoras sem tirá-los o direito de brincar no recreio.

 

 

PROJETO: MISTURA ALTERNATIVA: COMER BEM COM O QUE TEM

8. INFORMAÇÕES GERAIS DO PROJETO

8.1 Título do Projeto

MISTURA ALTERNATIVA: COMER BEM COM O QUE TEM.

8.2 Objeto:

Realizar uma feira gastronômica e cultural, na Escola Francisco Leitão, como incentivo à alimentação saudável, em cumprimento à Emenda Parlamentar nº 04/2021.

8.3 Previsão de início e fim de execução do projeto.

Início:          05 / 2022    

 

Término:       31 / 12/2022

8.4 Locais de execução do Projeto.

O projeto será executado nas dependências da escola Francisco Nunes Leitão situada na rua José Porfírio nº 100, bairro segundo distrito Feijó Acre.

 

9. PÚBLICO ALVO E NÚMEROS DE ATENDIMENTOS DIRETOS

9.1 Público alvo

 

Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, pais ou responsáveis e comunidade.

9.2 Atendimentos diretos

 

612 Alunos das turmas 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

9.3 Atendimentos indiretos

 

A estimativa que indiretamente o projeto possa atender 1200 pessoas, pois na culminância do projeto será realizada uma feira com exposição e vendas dos alimentos feitos pelos pais onde quem participou do projeto fará sua barraca para vender seus alimentos como forma de renda familiar. O público direto são os alunos, funcionários e pais estima-se um público 800 pessoas.

 

9.4 Observações

1º os professores irão selecionar os conteúdos e inserir nas rotinas e planos de aulas de acordo com o ano/série fazendo levantamento dos principais alimentos nutricionais.

2º os professores levarão os alunos a assistirem por um tempo determinado e turmas alternativas a preparação da merenda e como é acondicionada e as formas de higienização do espaço preparatório.

3º a equipe gestora organizará oficina com profissionais para a comunidade como aproveitar o máximo dos ingredientes para comer bem com o que tem sendo uma hora semanal durante dois meses inscrições voluntárias para os pais ou responsáveis.

4º toda comunidade escolar preparar uma feira gastronômica cultural para a culminância do projeto

 

 

10. PROPOSIÇÃO DO PROJETO EM ALINHAMENTO À ÁREA DE ATUAÇÃO:

( x) Educação

(  ) Cultura

(  ) Lazer

(  ) Esporte Educacional

 

 

(  ) Esporte de participação

 

 

11. OBJETIVOS

 

Geral

Reconhecer nos alimentos a importância das vitaminas e nutrientes, as funções necessárias para uma boa alimentação, transformando o pouco que se tem em uma rica mistura para uma alimentação saudável.

 

Específicos

1) Incentivar bons hábitos alimentares;

2) Detectar as preferências alimentares das crianças;

3) Sensibilizar os alunos sobre a importância dos alimentos;

4) Realizar mostra de receitas de alimentação saudável com produtos de fácil aquisição na comunidade;

5) Identificar as frutas, legumes, raízes e a importância deste para a saúde;

6) Proporcionar a valorização dos alimentos, bem como de suas diversas formas de preparo;

7) Ampliar o horizonte e experiências das crianças e das famílias da importância da alimentação como forma de nutrientes e renda familiar;

8) Despertar nos pais ou responsáveis o interesse de aproveitamento e reaproveitamento dos alimentos com misturas alternativas;

9). Elevar o nível de aprendizagem através de um bom funcionamento das funções vitais:

 

12 METAS

Meta(s) de quantidade:

1.       Envolver 619 alunos na realização da Feira Gastronômica

2.       Envolver a participação indireta de cerca de 800 pessoas da escola e comunidade

 

Como serão verificadas:

Relatórios descritivo e fotográfico e controle dos professores

Lista de presença.

 

Meta(s) de qualidade:

3.       Sensibilizar a comunidade para a importância da saúde e alimentação saudável:

4.       Divulgar formas de economizar os alimentos;

 

 

 

 

 

Como serão verificadas:

Fotos e relatórios

Mostra de materiais educativos produzidos para distribuição e divulgação.

Fotos e relatórios

Fotos relatórios e notas de pagamentos

Fotos vídeos e relatos descritivos dos pais

 

13. JUSTIFICATIVA

 

 

A escola segue uma concepção interacionista com maior ênfase no construtivismo. As atividades educativas têm o objetivo de fazer o aluno pensar, raciocinar, refletir, questionar, criar, permitindo sempre novos desafios e novas experiências, buscando a sua competência como cidadão. Partindo dessa concepção a escola, analisando o desenvolvimento do aluno individualmente, constatou-se uma problemática que diretamente afeta o alcance das metas de projeção, a escola está situada na periferia da cidade de Feijó e atende uma clientela de baixa renda e de bairros periféricos onde aproximadamente 75% das famílias recebem o Auxilio Brasil e desses 50% sobrevivem apenas desse auxílio, essas crianças só tem certeza de uma refeição por dia, a merenda escolar, com a pandemia do covid-19, essa certeza lhe foi tirada. Outro motivo é a mídia que com seus comerciais de guloseimas, invadem nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados, afetando assim o desenvolvimento cognitivo ou intelectual, pois, para que uma criança possa aprender, ela precisa receber uma quantidade suficiente de nutrientes, carboidratos, proteínas e minerais, que estão diretamente relacionados à atenção, motivação e disposição necessárias ao aprendizado, esses hábitos são motivos de preocupação dos pais e educadores.

Partindo dessas duas problemáticas justifica-se a criação do projeto Mistura Alternativa: Comer bem com o que tem, fomentando a criação de bons hábitos alimentares pelas crianças. Espera-se que, a amplitude do projeto, leve as famílias espontaneamente participarem dando continuidade nas suas casas.

O projeto se faz necessário considerando que a maioria dos alunos matriculados na escola tem uma alimentação pobre em nutrientes, seja pela falta de informação ou pelo alto custo dos produtos alimentares, geralmente deixando de aproveitar os ingredientes mais baratos como frutas e legumes e passam usar produtos com alto teor de gordura, açúcar e sal. O resultado disso é: ganho de gordura, cansaço, indisposição, além de prejudicar a imunidade e o funcionamento adequado do organismo e uma aprendizagem fora dos padrões de qualidade.

A BNCC (BRASIL, 2017), revela que cabe às escolas, assim como aos sistemas e redes de ensino, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas, a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora. Um dos temas em destaque seria a educação alimentar e nutricional.

Com base nas competências da BNCC, o projeto envolverá a família os professores funcionários em busca de solução de um problema que afeta diretamente as ações pedagógicas necessárias a aprendizagem dos alunos.

 

PROJETO OSCAR EDUCACIONAL

Período: abril a dezembro de 2022

2 – APRESENTAÇÃO:

A globalização é um sistema que envolve o mundo e por isso passa por transformações constantes, essas transformações afetam toda a humanidade que muitas vezes não estão preparados para essas mudanças sejam elas: tecnológicas, políticas, financeiras, culturais, ambientais, saúde ou educacionais o que leva o povo a viver uma total descrença até mesmo de suas habilidades, e de tudo que o cercam, no município de Feijó e nas escolas principalmente, não foi  diferente, porém a única esperança ainda é a educação, pois através dela cria-se expectativas de um futuro melhor.

No Brasil, cerca de 11 milhões de pessoas não foram alfabetizadas. Em 2019, a taxa de analfabetismo era de 6,6%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2020 até a presente data a educação é uma classe das mais afetada pela a pandemia do Covid-19, o que pode aumentar esse índice de analfabetismo, pois distanciou o aluno da escola como meio de proteção onde cada um tentava se proteger e salvar suas famílias, mesmo que a aprendizagem ficassem em segundo plano, por tanto esses alunos ficaram totalmente isolados, diante desse fato  a educação não pode ficar de braços cruzados já que a sua missão é levar o conhecimento a todos, independentemente da cor, raça ou lugar, portanto diante dessa dificuldade mesmo não estando preparada, a escola buscou meios nos mais variados sistemas, desenvolveu a busca ativa indo de casa em casa na tentativa de não deixar que nenhum aluno se evadisse e fosse vencidos por uma doença que inicialmente tirou muitas pessoas do contexto familiar dos alunos, nesse sentido de fragilidade a escola  tem a  esperança que a  educação jamais poderia ser vencida, pois a cada dia há novo recomeço.

 

3 – IDENTIFICAÇÃO:

A escola de Ensino Fundamental Francisco Nunes Leitão, foi fundada no ano de 1970, situada na Rua José Porfírio S/Nº no Bairro 2º Distrito, recebeu este nome para homenagear o nordestino, Francisco Nunes Leitão, que deixou sua terra natal e veio para o Acre, em busca de melhores condições de vida. Na época, o Acre ainda não havia passado à categoria de estado, era um Território Federal. Imóvel Urbano, área 1907,87m², perímetro de 225,71m, titulo definitivo nº 1.318 concedido pelo o Prefeito Francimar Fernandes de Albuquerque no dia 18 de novembro de 2008, Matricula Cartorária nº 1.057 de 10 de dezembro de 2008, Portaria de funcionamento nº 3325 de 07 de julho de 2006 com retroativo janeiro de 2001.

Atualmente, a escola oferece a modalidade do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, funcionando nos turnos, matutino 10 turmas e no vespertino 10 turmas  com um total de  20 turmas e um número de 604 alunos.

4 – IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE EXECUTORA:

A Unidade Executora da Escola é o Comitê Executivo Francisco Nunes Leitão, fundamentado no decreto nº 8721 de 01 de outubro 2003 foi criado em 29/05/1996 na escola Francisco Nunes Leitão inscrito no Cadastro Nacional de pessoas Jurídica do Ministério da Fazenda (CNPJ) sob o nº 01.221.164/0001-01. Seu código no INEP 12004367.

5 - JUSTIFICATIVA:

 

A escola tem por missão, proporcionar um serviço educacional de qualidade, incentivando à participação e garantindo a permanência do aluno na escola. Buscando  a inovação para solucionar os desafios encontrados, em um ambiente afetuoso e de respeito, onde possamos reconhecer as potencialidades, contribuições individuais e coletivas da comunidade escolar como um todo,  capazes de agir na transformação da sociedade. Em 2019, a escola alcançou  sua meta de elevar o índice de aprovação geral dos alunos para 98,3%, no padrão de qualidade 95% e uma frequencia de 96%, alcançamos o melhor IDEB 6,3 e IDEA 6.0 no município de Feijó. Contudo os resultados foram  importantes, mas ainda tem muito a fazer. Em 2020  iniciou a pandemia, a escola, professores, alunos e pais foram supreendidos com o novo sistema de ensino não presenciais, todos tiveram que se reinventar para dar continuidade ao ensino aprendizagem, sendo assim, houve um declínio no índice de aprovação e nos demais indicadores. Em 2021 todos já tinham obtidos melhores adaptações às novas tecnologias mesmo com as dificuldades de baixa qualidade de internet, más condições financeiras das famílias impedia o acesso a esses meios, foi possível superar o déficit de 2020 alcançando o índice de aprovação geral dos alunos para 98,7%, no padrão de qualidade 96,3% e uma frequencia de 94,5%.

Diante da elevação das metas e da importância da concretização dos resultados  não nos impede de sonhar  com o melhor para todos os alunos, traçamos uma meta de alcançarmos em 2022 o índice de aprovação geral dos alunos para 99%, no padrão de qualidade 97% e uma frequencia de 96%. Sabe-se que ainda não foi superado totalmente a pandemia e muitos alunos sofrem com o baixo padrão econômico o que muitas vezes impedem de virem a escola, para amenizar todo esse impacto que a população mundial vem aos pouco superando, justifica-se a criação de  um projeto interdisciplinar que possa restaurar a confiança, incentivar a força de vencer  as grandes pressões dentro e fora da escola e perceber que por mais difícil que seja o caminho, não chegará a lugar nenhum, se não tiver uma base sólida que é edificada no convívio familiar e consequentemente nos primeiros anos do ensino infantil e fundamental. Com base nas competências da BNCC nas propostas pedagógicas da Secretaria de Estado e  da escola.

 Visando entrelaçar as relações entre a família e escola, bem como superar metas e fortalecer o compromisso com uma aprendizagem de qualidade, a entidade de ensino, juntamente com os pais e todo segmento escolar resolveram implantar o projeto tendo como objetivo, contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, incluindo todos os educandos, amenizando o aumento às diferenças induzidas por outras estruturas da sociedade.  Portanto, se faz necessário a execução do projeto, onde deve-se considerar os resultados de aprendizagem dos alunos nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, contemplando alguns critérios de análises que contribuam para a equidade e a qualidade da educação do município.

O projeto Oscar Educacional, tem como missão colaborar para despertar e alimentar o apreço pela leitura, escrita, produção, cálculos, preconceito, etnias, meio ambiente, valores, entre outros temas transversais incentivando as crianças na formação de habilidades e competências que irão contribuir para a formação de bons leitores, escritores e a formação do cidadão críticos conscientes de seus direitos e deveres, e também premiar os vencedores nas etapas do desenvolvimento das atividades. Motivando os pais a acompanharem o ensino aprendizagem dos filhos. 

6 - PÚBLICO BENEFICIADO:

Alunos de 1º ao 5º ano, matriculados na referida escola.

Responsáveis: Equipe gestora, professores, pais e alunos.

7- EQUIPE RESPONSÁVEL

Equipe Gestora, professores e pais.

8- LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DAS AÇÕES

Ensino Fundamental Francisco Nunes Leitão, situada na Rua José Porfírio S/Nº no Bairro 2º Distrito e os Bairros mapiados conforme endereço dos alunos na ficha de matrícula.

9 - Objetivo Geral:

Incentivar a confiança, a força de vencer  os grandes obstáculos, criando uma formação social, moral e cultural, motivando  os alunos que se destacam, exemplificando para os demais  que todos são capazes, visando reduzir a reprovação, evasão e despertando no educando o gosto e o prazer de estudar.

10- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Estimular a leitura, escrita e o aprendizado escolar;

Garantir a permanência dos alunos na escola e buscar inovação para solucionar os desafios encontrados em um ambiente afetuoso e de respeito;

Reconhecer as potencialidades individuais e as contribuições coletivas para uma sociedade mais justa;

 Ampliar as oportunidades dos alunos que buscam transformar o mundo através da educação;

Fortalecer o compromisso com uma educação de qualidade;

 

     

Meta para o ano letivo 2022

   01

Elevar o índice de aprovação geral para 99% e o percentual de alunos que se encontram na média  padrão de qualidade para 97%.

   02

Manter o índice de abandono em 0%; elevar a frequência para 96%.

   03

Elevar o IDEB da escola de 6,3 para 6.6.

   04

Garantir em 98% a alfabetização dos alunos dos 2º anos.

   05

Garantir 97% a formação de cidadão críticos e conscientes de seus direitos e deveres.

 

12-  METODOLOGIA:

 O desenvolvimento do projeto é baseado no regulamento e detalhamento das ações citadas no plano de ação e Projeto Politico Pedagógico.

Regulamentos

Capitulo I - Do prêmio        

Art.1º do prêmio Oscar Educacional – É uma iniciativa da Entidade Escolar Francisco Nunes Leitão que visa incentivar, valorizar e despertar o interesse de aprender e divulgar as competências adquiridas dos seus educandos, e o sucesso na vida escolar como um todo.

Capitulo II – Da participação

Art. 2º - Poderão participar os alunos do 1º ao 5º ano que sejam matriculados nesta unidade de ensino

Capitulo III - Do processo de classificados

Art. 3º – Serão classificados os alunos no quesito aprovação obtiveram de 20 a 32 dez e que atendam os requisitos que serão observados através de uma ficha de avaliação criada pela a escola contendo:

- Participação e organização no ambiente escolar;

- Disciplina conduta dentro do âmbito escolar;

- Não ter nenhuma advertência no seu histórico escolar seja escrita ou verbal;

- Estando na hipótese (A) na leitura (lendo fluentemente) e na escrita (escrevendo convencionalmente);

Os alunos que alcançarem 32 dez, não tendo nenhum empate e obedecendo aos critérios na ficha de avaliação acima citada, será o  vencedor do projeto ficando classificado no 1º lugar de cada ano.

- No caso de empate será selecionado o aluno que tiver um maior número de freqüência escolar, continuando o empate aplica-se-a uma prova de conhecimentos gerais de acordo com o ano em que o aluno está cursando. Sendo classificado o aluno que fizer uma maior pontuação.

- A coordenação ficará responsável pela análise de cada, verificando cada critério citado acima. Mesmo o aluno tirando a quantidade de dez publicados neste projeto, e não atender os demais critérios fica desclassificado da participação e premiação;

Os demais alunos que obtiverem 20 dez e obedecerem os critérios da ficha avaliativa serão classificados. O prêmio referente ao 1º lugar de cada ano/série será uma bicicleta.

Art. 4º – O aluno evolução não precisa está classificado no projeto, são envolvidos os  mais problemáticos, como: indisciplinas, comportamentos sociais dentro do convívio escolar, família, social e baixo desempenho da aprendizagem. A superação desses problemas fará jus à premiação de um kit escolar.

Art. 5º – Serão classificados os alunos nas atividades interdisciplinares. No decorrer do ano letivo será concluídas as fases para a culminância do projeto. Premiando  o aluno que alcançar o 1º lugar nos seguintes quesitos: música, instrumentos musicais, paródia, redação, poema,  desenhos, concurso de ortografia e soletrando a classificação será pelos respectivos anos. 

  1. Na categoria musica: concorrerá os alunos voluntariamente do 1º ao 5º ano e será escolhido apenas 01 vencedor;
  2. Instrumento musicais: concorrerá os alunos voluntariamente do 1º ao 5º ano e será escolhido apenas 01 vencedor;
  3. Redação: somente aos alunos do 5º ano e 01 vencedor
  4. Poema: alunos do 4º e 5º ano e 02 vencedores
  5. Soletrando: alunos do 1º ao 5º ano, serão 05 vencedores conforme o ano/série;
  6. Concurso de ortografia: alunos do 1º ao 5º ano, serão 05 vencedores conforme o ano/série;
  7. Desenhos: alunos do 1º ao 5º ano, serão 05 vencedores conforme o ano/série;

 Capitulo IV – Da premiação

Art. 6º - A escola se responsabilizará em divulgar e publicar os resultados, buscar os prêmios, junto às parcerias e Entidades Públicas e o  Poder Judiciário do Estado do Acre. Os cinco alunos classificados em primeiro lugar no Art. 3º, conforme seu ano em curso receberá uma bicicleta, certificado  e uma blusa do projeto, os demais alunos receberão, certificados e blusas. Os alunos classificados no Art. 4º receberão um kit escola, Os alunos classificados no Art. 5º nas letras a, b,c,d receberão uma quantidade em dinheiro no valor de R$ 80,00 (oitenta reais). Os alunos classificados nas letras e,f e g receberão medalhas e certificados.

Capitulo V – Das Considerações Finais

Art. 7º – É de inteira responsabilidade e iniciativa desta escola, a implementação do Projeto,  que tem como  característica incentivar e oportunizar os alunos na melhoria na qualidade da aprendizagem e, consequentemente na elevação dos índices desta escola.

 

 13 – DETALHAMENTO DAS AÇÕES

Disciplina

Ações

Série

Responsáveis

Período

Português

Diagnósticos de leitura bimestrais;

1º ao 5º

Equipe gestora

Abril

Diagnósticos de escrita bimestrais;

1º ao 5º

Professores

Durante todo ano

Produção de textos de diferentes gêneros textuais;

1º ao 5º

Professores

Durante todo ano

Produzir oralmente diferentes gêneros textuais e relato do cotidiano

1º ao 5º

Professores

Durante todo ano

Verificação dos materiais escolares, respeito às regras, conclusão das atividades, relacionamento com os colegas.

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

Durante todo ano

Oficina de poemas

4º e 5º

Professores e Equipe gestora

durante todo ano

Criação de paródia estabelecendo um tema específico

4º e 5º

Professores e Equipe gestora

junho

Oficina redação

5º ano

Professores e Equipe gestora

durante todo ano

Soletrando

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

23 de julho

Concurso de ortografia

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

outubro

Quiz (revisão de conteúdos)

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

Outubro

Oficina de poemas

4º ao 5º

Professores e Equipe gestora

Outubro

Sarau de poemas

4º ao 5º

Professores e Equipe gestora

Setembro

Piquenique dos gêneros teatro dos gêneros

1º ao 3º

Professores e Equipe gestora

Julho

 

Disciplina

Ações

Série

Responsáveis

Período

Matemática

Atividades diárias na sala de aula envolvendo o sistema de numeração e outros conteúdos fundamentais utilizado no dia a dia da criança.

1º ao 5º

Professores

Durante todo ano

Atividades diárias na sala de aula com materiais concretos

1º ao 5º

Professores

Durante todo ano

Atividades diárias na sala de aula

1º ao 5º

Professores

Durante todo ano

Gincana de matemática

1º ao 5º

Professores

agosto

Competição de xadrez

5º ano

Professores

Novembro

Jogos matemáticos

1º ao 5º

Professores

durante todo ano

 

Disciplina

Ações

Série

Responsáveis

Período

Ed. Artística

Criação de desenhos

1º ao 5º

Professores

Maio

Descobrindo talentos musicais e instrumentais

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

Setembro

 

Disciplina

Ações

Série

Responsáveis

Período

História e Ensino Religioso

Explorar os direitos e deveres contido no regimento escolar através de painéis exposto nas dependência da escola.

1º ao 5º

Professores

junho

Estudo dos direitos e deveres contido no regimento escolar

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

Junho a dezembro

Explorar os direitos e deveres contido no regimento escolar através de painéis exposto nas dependência da escola.

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

novembro

Formação do povo brasileiro ( miscigenação)

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

novembro

Etnias

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

novembro

Costumes e tradições regionais

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

novembro

Consciência negra

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

novembro

Preconceito, bulling, religiões

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

novembro

Amor ao próximo

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

novembro

Respeito a diversidade ( teatro)

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

novembro

 

Disciplina

Ações

Série

Responsáveis

Período

Ciências

Palestra com profissionais de saúde sobre a Covid – 19 higiene e saúde.

1º ao 5º

Professores

1º quinzena de Maio

Alimentação saudável exposição e sua importância para a saúde.

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

Durante todo ano

Meio ambiente: Preservação, queimadas, derrubadas, lixo, água potável e poluída, poluição do ar e do solo

1º ao 5º

Professores e Equipe gestora

Durante todo ano

 

Concurso de parodia sobre o Meio Ambiente

 

Professores e Equipe gestora

Junho

 

14 – DETALHAMENTO  DE CUSTO

 

PLANO FINANCEIRO

ITENS E ESPCIFICAÇÕES TÉCNICAS

RECURSO PROGRAMADO

UNID.

QUANT.

R$ UNIT.

R$ TOTAL

01

Bicicleta tamanho normal aro 26

Unid

05

850,00

4.250,00

02

Um kit escola contendo: 01 mochila, 01 caderno grande 10 matérias, canetas, lápis, borracha, apontador, régua, uma pochete e lápis de cor.

kit

3

200,00

600,00

03

Blusas personalizadas aluno nota 10 infantil

Unid

135

30,00

                   4.050,00

04

Blusas personalizadas aluno nota 10

unid

55

32,00

1.760,00

05

Certificados

unid

135

2,00

275,00

06

Medalhas personalizadas

unid

135

10,00

1.350,00

07

Premiação em dinheiro

unid

5

80,00

400,00

TOTAL

12.685,00

15- Culminância será realizada no dia 13 de janeiro  de 2022 com a premiação dos finalistas.

16- Equipe gestora atual

Maria do Socorro da Silva Freire Albuquerque (diretora) ___________________________

Rosiane das Neves Costa (Coordenadora de ensino)_____________________________

Albertina Barbosa da Silva (Coordenadora Administrativa)__________________________

Nilda de Paiva de Lima (Coordenadora Pedagógica)______________________________

Maria Eulina de Sousa Vaz (Coordenadora Pedagógica)___________________________

 

                                                           Feijó-Acre, 12 de abril de 2022.

 


PROJETO: "Mergulhando na Magia da Leitura" 

PERÍODO: Março a Julho  

PUBLICO ALVO: Alunos de 1º ao 5º ano

RESPONSÁVEIS: Equipe Gestora, professores e demais funcionários.

JUSTIFICATIVA:

        A Leitura é para desenvolvimento intelectual do aluno, um meio pelo qual se obtém conhecimentos. A escola tem grande parcela de responsabilidade para com o incentivo á leitura, através de produção textual, interpretação de textos, teatro, música e outros gêneros, pois promovem o desenvolvimento intelectual das crianças,. Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos. Sabendo-a que enriquece e exerce grande importância em suas vidas. Acredita-se que há grande necessidade do ser humano adquirir ao longo de sua vida uma bagagem de conhecimentos, pois desenvolve um potencial crítico, para então questionar, duvidar, analisar e com isso saber mais e expor opiniões sem medo e acima de tudo permite interpretar o mundo por meio da leitura. Este projeto visa contribuir com os alunos, dando-lhes a possibilidade para que os mesmos possam usar de sua criatividade a partir dos seus pontos de vista, oferecendo condições para que os mesmos possam aprimorar seus conhecimentos através do mundo letrado.   

OBJETIVO GERAL:

              Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever, estimulando nos educandos um processo de leitura permanente para estarem frente aos desafios e perspectivas de aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Despertar o interesse pelo mundo da leitura;
  2. Trabalhar de forma lúdica para que as crianças aprendam e tire suas dúvidas em relação à soletração correta das palavras;
  3. Conhecer novas palavras para ampliar seu vocabulário;
  4. Compreender regras ortográficas
  5. Soletrar palavras com diferentes graus de dificuldades
  6. Enriquecer o vocabulário;
  7. Aprender sobre rimas;
  8. Desvendar a beleza e a riqueza da poesia;
  9. Produzir pequenos textos estabelecendo a coerência e a coesão das palavras.
  10. Dramatizar gêneros textuais, a partir da familiarização dos textos;
  11. Envolvimentos e inteiração dos alunos nas atividades desenvolvidas durante todo projeto.

PRÁTICAS METODOLÓGICAS:
        • Criação e organização de um espaço de leitura no espaço da escola ou sala de aula;

  •   Leitura em grupo ou individual em sala de aula, de variados gêneros textuais;
    • Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;
    • Produção dos gêneros trabalhados na sala de aula;
    • Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
    • Exibição de filmes;
    • Visita à Biblioteca Pública;
    • Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;
    • Empréstimo de livros da Sala de Leitura;
    • Roda de Leituras;
    • Teatro de fantoches;
    • Leitura Dramatizada;
    • Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
    • Formação de alunos leitores;
    • Contação de histórias;
    • Monitoramento da leitura bimestral, através de diagnósticos
  • Divulgação dos principais momentos do projeto nas redes sócias como: face book, WhatsApp:
  • Show de talentos;
  • Culminância de todo trabalho desenvolvido.

 RECURSOS: Livros, fantoches, caixa amplificada, barbante, tinta para impressão, papel A 4, papel manilha, data show, multi show entre outros que serão utilizados.

 AVALIAÇÃO:

 A avaliação será feita durante o desenvolvimento das atividades através de observações, registro com a participação de todos os envolvidos durante a realização das atividades. 

ATIVIDADES

GÊNEROS

ÀREA

ESPECIFICA

RESPONSÁVEIS

DATA

Descobrindo Talentos: Show de talentos musicais

-Música

 

1º ao 5º ano

Março a junho

Teatro (Como será trabalhado esses dois gêneros e é mais conhecido pelos alunos, facilitará a memorização das falas dos personagens às crianças na realização da peça teatral);

 

-Fábulas e contos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Língua Portuguesa

 

 

 

 

 

1º ao 2º ano

 

Abril a junho

Contação   de Histórias (Essa atividade trabalhará a oralidade das crianças, onde irão fazer suas contações de histórias e/ou relatos do cotidiano)

 

-Fábulas, contos

 

2º ao 3º anos

 

Junho

Piquenique da leitura; (Momento de distração para fazer uma boa leitura fora do espaço escolar);

 

-Diferentes gêneros

 

1º ao 5º ano

 

Julho

Apresentação de Cordel (familiarizar as crianças com esses tipos de leitura e fazer uma exposição relacionado ao gênero).

 

-Cordel

 

3º ao 5º ano

 

Maio a julho

Desfile dos personagens dos gêneros (Apresentação dos personagens dos contos de fadas, realizados pelos alunos);

 

-Contos

 

1º ano

 

Julho

Self-Service dos Gêneros (Providenciar mesa com vários gêneros para leitura de escolha pessoal e depois os alunos irão comentar o livro lido).

 

-Diferentes gêneros

 

3º ao 5º ano

 

Quinzenal

Reconto oral e escrita

-Fábulas, contos e lendas

1º ao 5º ano

Quinzenal

­Produção de um pequeno livro (professores do 5º ano, irão trabalhar as sequencias de poemas, onde cada aluno poderá produzir e elaborar seus pequenos livros de poemas)..

 

-Poemas

 

 

5º ano

 

 

Março a julho

Gira-gira do livro (cada aluno lerá uma página do livro, e ao final, todos terão participado da leitura).

 

-Diferentes Gêneros

 

2º ao 5º ano

 

Março a julho

Feira do livro (Providenciar uma feira de exposição de livros lidos pelos alunos. Convidar outras turmas para que durante o evento, possam apreciar as apresentações dos livros, cada aluno apresentará os livros que leu).

 

 

-Diferentes Gêneros

 

 

1º ao 5º ano

 

 

Mensal

 

 

 

 

Saraus literários (trabalhar a biografia dos principais poetas brasileiros, pesquisar os poemas e fazer um pequeno sarau, como também criar seus próprios poemas)

-Poemas e

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Língua Portuguesa

 

 

4º ano

Maio

Produção/ Elaboração de livros (escolher o gênero)

Diferentes gêneros

3º ao 5º ano

Junho

Corrida Poética (Trabalhar a poesia para apresentação e concorrência dos poemas mais bem elaborado)

-Poemas e poesias

 

5º ano

 

Junho a Julho

Criação de Paródia:

-Paródia

4º e 5º ano

Maio a julho

Biblioteca dos Sonhos (preparar um espaço na sala de aula, onde serão disponibilizados vários livros para as crianças fazerem leitura, com um lindo painel).

Diferentes Gêneros

1º ao 5º anos;

Mensal

Caldeirão dos Gêneros (Providenciar vários gêneros e colocar no tacho, as crianças tiram os textos para realizar a leitura e identificar qual gênero pertence.

Diferentes Gêneros

1º ao 5º ano

Mensal

Produções

Convites e bilhetes

1º e 2º ano

Março a julho

Quizzes (questões para verificação da aprendizagem das áreas especificas.

-Todas as áreas de conhecimento

Geografia/ história/Ciências/Matemática

1º ao 5º ano

3º ao 5º ano

 

Março a julho

 

 

 

Montagem de uma árvore com gêneros textuais.

Diferentes gêneros

Artes/ Português

1º ano

Julho

Palestras sobre preconceito: Bullyng  e racismo (convidar um palestrante para uma conversa com todo o aluno da escola, em seu respectivos turno)

Área específica:

 

 

História

 

1º ao 5º ano)

 

 

 

Maio

Palestra: Saúde bucal, higiene corporal e a doença corona vírus (convidar palestrante que seja da área de saúde para informar a importância da saúde do ser humano)

 

Área específica:

 

 

 

Ciências

 

 

1º ao 5º ano

 

 

Março/abril

 

PROJETO ALUNO NOTA 10

1 - TEMA: Projeto Aluno Nota 10

Período: março a dezembro de 2020

2 – APRESENTAÇÃO:

O mundo passa por várias transformações, e por vivermos numa globalização, essas transformações afetam toda a humanidade que muitas vezes não estão preparados para essas mudanças sejam elas: tecnológicas, políticas, financeiras, culturais, ambientais ou educacionais o que leva o povo a viver uma total descrença até mesmo de suas habilidades, e de tudo que o cercam, no Brasil em nosso município não é diferente porem a única esperança ainda é a educação, pois através dela cria-se expectativas de um futuro melhor.

Esse projeto foi implantado na escola pela a ex-diretora Ana Maria das Neves Costa desde o ano de 2009, e alterado pela a equipe atual, vem gradativamente diminuindo essa descrença da nossa comunidade, e os pais passaram a participar e acompanhar a vida escolar de seus filhos, para que os mesmos venham alcançar os critérios de regulamento do projeto, facilitando o nosso trabalho, elevando a qualidade do ensino e melhorando a vida em sociedade.

3 – IDENTIFICAÇÃO:

A escola de Ensino Fundamental Francisco Nunes Leitão, foi fundada no ano de 1970, situada na Rua José Porfírio S/Nº no Bairro 2º Distrito, recebeu este nome para homenagear o nordestino, Francisco Nunes Leitão, que deixou sua terra natal e veio para o Acre, em busca de melhores condições de vida. Na época, o Acre ainda não havia passado à categoria de estado, era um Território Federal.

Atualmente, a escola oferece a modalidade do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, funcionando nos turnos, matutino 11 turmas e no vespertino 10 turmas  com um total de  21 turmas e um número de 655 alunos.

4 – IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE EXECUTORA:

A Unidade Executora da Escola é o Comitê Executivo Francisco Nunes Leitão, fundado em 29/05/1996 na escola Francisco Nunes Leitão inscrito no Cadastro Nacional de pessoas Jurídica do Ministério da Fazenda (CNPJ) sob o nº 01.221.164/0001-01.

5 - JUSTIFICATIVA:

A escola tem por missão, proporcionar um serviço educacional de qualidade, incentivando à participação e garantindo a permanência do aluno na escola. Buscando  a inovação para solucionar os desafios encontrados, em um ambiente afetuoso e de respeito, onde possamos reconhecer as potencialidades, contribuições individuais e coletivas da comunidade escolar como um todo,  capazes de agir na transformação da sociedade. Em 2009, a escola tinha uma meta de elevar o índice de aprovação geral dos alunos de 85.5% para 88%,  com a execução  do projeto alcançando, portanto um índice de 92,7%, e na evasão conseguimos baixar de 0,5% para 0,3%, na reprovação que era de 13,9% baixou para 7%, em 2019 alcançamos uma aprovação de 98,3 no padrão de qualidade 95% e uma frequencia de 96% %, alcançamos  o melhor IDEB 6,6 e IDEA 6.0. Município de Feijó. Contudo os resultados foram muito importantes, mais ainda tem muito a que fazer.

Diante da elevação das metas e da importância da concretização dos resultados continuamos a executar o projeto “Aluno Nota 10”, utilizando critérios vinculados às metas de aprendizagem, e incentivação aos pais ou responsáveis a participarem mais na vida escolar de seus filhos.

É importante salientarmos que detectamos e elencamos os principais problemas que atribuíram para o baixo padrão de qualidade. Dentre eles, podemos destacar:

  • Falta de acompanhamento dos pais no processo de ensino aprendizagem;
  • Baixa – estima;
  • Desistabilidade familiar;
  • Baixo nível de preparação dos alunos que ingressam na escola;

Visando diminuir a distancia entre a família e escola, bem como superar metas e fortalecer o compromisso com uma aprendizagem de qualidade, a escola, juntamente com os pais e todo segmento escolar resolveram implantar o projeto “Aluno Nota 10”, que tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, e de não deixar alunos para trás, nem aumentar as diferenças induzidas por outras estruturas da sociedade.  Portanto se faz necessário a execução do projeto, onde deve-se considerar os resultados de aprendizagem dos alunos nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, contemplando alguns critérios de análises que contribuam para a equidade e a qualidade da educação do município.

O projeto “Aluno Nota 10”, tem como missão colaborar para despertar e alimentar o apreço pela leitura, escrita, produção, cálculos, despertando o interesse e a curiosidade das crianças na formação de habilidades e competências que irão contribuir para a formação de bons leitores, escritores e a formação do cidadão críticos e conscientes de seus direitos e deveres e também ganhadores de prêmios. Motivando os pais a acompanharem o ensino aprendizagem dos filhos.

6 - PÚBLICO BENEFICIADO:

Alunos de 1º ao 5º ano, matriculados na referida escola.

Responsáveis: Equipe gestora, professores e alunos.

7- EQUIPE RESPONSÁVEL

Equipe Gestora, professores e pais.

8- LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DAS AÇÕES

Ensino Fundamental Francisco Nunes Leitão, situada na Rua José Porfírio S/Nº no Bairro 2º Distrito e os Bairros mapiados conforme endereço dos alunos na ficha de matrícula.

9 - Objetivo Geral:

Incentivar, recolher e motivar os alunos que se destacam, além de conquistar os outros alunos para alcançar metas educativas, visando reduzir a reprovação, a evasão e despertar no educando o gosto e o prazer de estudar.

10- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Estimular a leitura, escrita e o aprendizado escolar;

Garantir a permanência dos alunos na escola e buscar inovação para solucionar os desafios encontrados em um ambiente afetuoso e de respeito;

Reconhecer as potencialidades individuais e as contribuições coletivas para uma sociedade mais justa;

 Ampliar as oportunidades dos alunos que buscam transformar o mundo através da educação;

Fortalecer o compromisso com uma educação de qualidade;

 

     

Meta para o ano letivo 2020

   01

Elevar o índice de aprovação geral de 98,3 % para 98,5% e o percentual de alunos que se encontram na média padrão de qualidade de 95% para 96%.

 

   02

Manter o índice de abandono em 0%; elevar a frequência de 96% para 97%.

   03

Elevar o IDEB da escola de 6,6 para 6.8.

   04

Garantir em 98% a alfabetização dos alunos dos 2º anos.

   05

Garantir 99% a formação de cidadão críticos e conscientes de seus direitos e deveres.


12-  METODOLOGIA:

 O desenvolvimento do projeto é baseado no regulamento e detalhamento das ações citadas no plano de ação e Projeto Politico Pedagógico.

Regulamentos

Capitulo I - Do prêmio

Art.1º do prêmio aluno Nota 10 – É uma iniciativa da Entidade Escolar Francisco Nunes Leitão que visa incentivar, valorizar e despertar o interesse de aprender e divulgar as competências adquiridas dos seus educandos, primando o sucesso na vida escolar;

Capitulo II – Da participação

Art. 2º - Poderão participar os alunos do 1º ao 5º ano que sejam matriculados nesta unidade de ensino

Capitulo III - Do processo de classificados

Art. 3º – Serão classificados os alunos que obtiveram 16 dez para cima e que atendam os requisitos que serão observados através de uma ficha de avaliação criada pela a escola contendo:

- Participação e organização no ambiente escolar;

- Disciplina conduta dentro do âmbito escolar;

- Não ter nenhuma advertência no seu histórico escolar seja escrita ou verbal;

- Estando na hipótese (A) na leitura (lendo fluentemente) e na escrita (escrevendo convencionalmente);

Os alunos que alcançarem 32 dez, não tendo nenhum empate e obedecendo aos critérios na ficha de avaliação acima citada, será o  vencedor do projeto ficando classificado no 1º lugar de cada ano.

- No caso de empate será selecionado o aluno que tiver um maior número de freqüência escolar, continuando o empate aplica-se-a uma prova de conhecimentos gerais de acordo com o ano em que o aluno está cursando. Sendo classificado o aluno que fizer uma maior pontuação.

- A coordenação ficará responsável pela analise de cada aluno nota 10, verificando cada critério citado acima. Mesmo o aluno tirando a quantidade de dez publicados neste projeto, e não atender os demais critérios fica desclassificado da participação e premiação;

Os demais alunos que obtiverem 16 dez e obedecerem os critérios da ficha avaliativa seram classificados.

- O aluno evolução não precisa está classificado no projeto, são envolvidos os alunos mais problemáticos, tanto nas questões de indisciplinas, comportamentos sociais dentro do convívio escolar, familiar e social, desenvolvimento da aprendizagem. A superação desses problemas fará jus à premiação.

Parágrafo Único – é vetado o ao aluno que no ano anterior tenha sido classificado em 1º lugar receber a premiação. Caso o mesmo seja classificado novamente o prêmio passará para o segundo colocado, dando oportunidade para os demais alunos.

 Capitulo IV – Da premiação

Art. 4º - A escola se responsabilizará em divulgar e publicar os resultados, buscar os prêmios, junto às parcerias e Entidades Públicas e o  Poder Judiciário do Estado do Acre. Os cinco alunos classificados em primeiro lugar, conforme seu ano em curso receberá uma bicicleta, certificado  e uma blusa do projeto, os demais alunos receberão, certificados e blusas.

Capitulo V – Das Considerações Finais

Art. 5º – É de inteira responsabilidade e iniciativa desta escola, a implementação do Projeto aluno Nota 10,  que se caracteriza em um incentivo que visa oportunizar aos alunos uma melhoria na qualidade da aprendizagem e, consequentemente na elevação dos índices desta escola.

 13 – DETALHAMENTO  DAS AÇÕES

Disciplina

Habilidades

Ações

Série

Responsáveis

 

 

 

 

 

Língua portuguesa

Ler fluentemente

Diagnósticos bimestrais;

Leitura de diferentes gêneros diariamente na sala de aula;

Atividade do Projeto mergulhando na magia da cultura.

1º ao 5º ano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1º ao 5º ano

Equipe gestora

Escrita Convencional

Diagnósticos bimestrais;

Atividade de escrita diariamente na sala de aula.

Professores

Produzir seus próprios textos

Produção de textos de diferentes gêneros textuais;

Apresentação de trabalho;

Professores

Expressividade

Produzir oralmente diferentes gêneros textuais e relato do cotidiano

Professores

Organização

Verificação dos materiais escolares, respeito às regras, conclusão das atividades, relacionamento com os colegas.

Professores e Equipe gestora

Matemática

Conhecer o sistema de numeração decimal

Atividades diárias na sala de aula envolvendo o sistema de numeração e outros conteúdos fundamentais utilizado no dia a dia da criança.

Professores

 

Saber as quatros operações fundamentais

Atividades diárias na sala de aula com materiais concretos

Professores

 

Ler, interpretar e resolver situação problemas.

Atividades diárias na sala de aula

Professores

História

Conhecer seus direitos e deveres

Explorar os direitos e deveres contido no regimento escolar através de painéis exposto nas dependência da escola.

Equipe gestora

Estudo dos direitos e deveres contido no regimento escolar

 

Equipe gestora


4 – DETALHAMENTO  DOS CUSTOS

PLANO FINANCEIRO

ITENS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

RECURSO PROGRAMADO

UNID.

QUANT.

R$ UNIT.

R$ TOTAL

01

Bicicleta tamanho normal aro 26

Unid

05

550,00

2.750,00

02

Um kit escola contendo: 01 mochila, 01 caderno grande 10 matérias, canetas, lápis, borracha, apontador, régua, uma pochete e lápis de cor.

kit

5

200,00

1.000,00

03

Blusas personalizadas aluno nota 10 infantil

Unid

120

22,00

                   2.750,00

04

Blusas personalizadas aluno nota 10

unid

55

25,00

1.375,00

TOTAL

7.875,00


15- Culminância será realizada no dia 16 de dezembro de 2020 com a premiação dos finalistas.

16- Equipe gestora atual

Maria do Socorro da Silva Freire Albuquerque (diretora) ___________________________

Rosiane das Neves Costa (Coordenadora de ensino)_____________________________

Albertina Barbosa da Silva (Coordenadora Administrativa)__________________________

Maria Leudes  Fernandes Maciel (Secretaria)____________________________________

Nilda de Paiva de Lima (Coordenadora Pedagógica)______________________________

Maria Eulina de Sousa Vaz (Coordenadora Pedagógica)___________________________

                                                           Feijó-Acre, 17 de março de 2020